26 de outubro de 2009

EducaÇão e teCnolOgia nA saLa De aUla no BRASIL seM formaçãO Docente e deScente


A tecnologia está sendo inserida e invadindo todos os espaços. Não seria diferente com a educação, especialmente na sala de aula. É uma realidade clara, na qual surge com a necessidade de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais interessante, proveitoso e rico em informação e conhecimento. Isso é maravilhoso!!!
Mas precisa-se entender que a realidade no sistema educacional público brasileiro é outra. Pois o que adianta ter em escolas uma sala de informática cheia de computadores, porém sem professores capacitados e sem formação para dominar essas ferramentas e para instruir e inserir seus alunos no mundo da (In)formação tecnológica??? Como os educadores formados hoje podem acompanhar essa velocidade em certas faculdades que não oferecem no curso de PEDAGOGIA uma formação que os habilitem para uma futura prática com qualidade de ensino??? Realmente é muito difícil, mas entende-se aqui que o problema não estar mais remetido ao acesso a esses meios tecnológicos numa sala de aula, mas sim, relacionado a formação dos professores durante seu processo de construção de conhecimento na faculdade. E agora, o que fazer? Como mudar essa situação?
Agora, se você amanhã pretende atuar numa sala de aula, procure imediantamente analizar a sua formação e comece a cobrar dos responsáveis por ela, para que mais tarde você não venha também pagar um preço. Não será justo fazer com seus futuros alunos o que hoje fazem com vocês, futuros educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário